Exames Laboratoriais

BCR/ABL – QUALITATIVO P210

[210PC]

Prazo de Entrega - 7 dias úteis

NECESSÁRIO AGENDAMENTO

A Leucemia Mielóide Crônica (LMC) é uma desordem hematológica mieloproliferativa clonal causada por uma mutação em uma célula-tronco pluripotente, resultando na proliferação e acúmulo de células mielóides e seus progenitores. O cromossomo Philadelphia é o resultado de uma translocação recíproca de material genético entre os genes ABL (Abelson Murine Leukemia) no cromossomo 9, e o BCR (breakpoint cluster region) no cromossomo 22, resultando na formação do gene quimérico BCR-ABL. Esta fusão é denominada translocação BCR/ABL ou translocação t(9;22). Este estudo é indicado principalmente no diagnóstico inicial e monitoração terapêutica da Leucemia Mielóide Crônica e em Leucemia Linfóide Aguda. O gene híbrido BRC-ABL t(9;22)(q34;q11) é resultado da translocação balanceada entre os braços longos dos cromossomos 9 e 22, dando origem ao cromossomo Philadelphia (Ph). A proteína resultante dessa fusão pode ter tamanhos variados, de acordo com o ponto de quebra: isoforma 210kDa ou isoforma 190kDa. Mais de 95% dos pacientes com Leucemia Mielóide Crônica (LMC) tem gene BCR-ABL, assim como 30% dos casos de Leucemia Linfóide Aguda (LLA) em adultos e 2 a 10% dos casos de Leucemia Linfóide Aguda Infantil. A P210 está presente na maioria dos casos de LMC e em 40% dos casos LLA Ph+

Método(s) e valor(es) de referência

Método Parâmetro Valor de referência
PCR EM TEMPO REAL BCR/ABL – TRANSLOCAÇÃO QUALITATIVO (P210)
Não detectado
METODO

Produção do exame

Volume Mínimo

16 mL (Sangue Total) 4 mL (Medula Óssea)

Prazo

7 dias úteis

Realização

Segunda a quinta-feira

Meio(s) de Coleta

Tubo com EDTA (roxo)

Material

SANGUE TOTAL OU ASPIRADO DE MEDULA ÓSSEA

Instruções de coleta

Coleta BCR/ABL: (210PC) Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados, homogeneizar e acondicionar corretamente. É obrigatório o envio do formulário preenchido (disponível no site do DB). Em casos de Leucemia Linfocítica Aguda, aceita-se somente aspirado de medula óssea. A estabilidade deste exame é de 48 horas e por esta razão a coleta deve ocorrer preferencialmente de segunda a quinta. Coletas de sexta e sábado poderão ser enviadas , no entanto, a análise bem como o resultado poderão ser comprometidos. Amostras com 72 horas serão aceitas sob restrição. Evitar a realização da coleta em véspera de feriados.

Instruções de distribuição

Transportar refrigerado (2 a 8°C). Acondicionar o material nas bags (bolsas) roxas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e estabilidade das amostras. (210PC)

Instruções de adicionais

Formulário BCR/ABL: (210PC) https://dbmolecular.com.br/wp-content/uploads/RQ-0495_BCRAB-TRANSLOCA%C3%87%C3%83O-BCR-ABL-FORMUL%C3%81RIO-DE-SOLITA%C3%87%C3%83O-DE-EXAMES-vers%C3%A3o-3.pdf Data de revisão: 08/01/2019. (210PC)

Outros nomes