Exames Laboratoriais

BKV – POLIOMAVÍRUS – QUANTIFICAÇÃO POR PCR

[POLQT]

Prazo de Entrega - 6 dias úteis

NECESSÁRIO AGENDAMENTO

O poliomavírus BKV pertence à família Polyomaviridae e possui genoma circular de dupla fita e está presente em 90% da população. A transmissão do BKV ainda não foi completamente esclarecida, mas suspeita-se que ela ocorra por via respiratória ou oral. A infecção primária em crianças saudáveis é geralmente assintomática, mas pode se manifestar como um resfriado comum. Depois da viremia primária, o vírus estabelece uma fase latente, persistindo indefinidamente em diferentes tecidos, em especial no trato urinário. Por causa do tropismo do vírus BK para as células uroepiteliais, a forma mais comum de manifestação da infecção são as doenças do trato urogenital. Em 5% a 10% da população saudável, o BKV pode ser reativado a partir de variações no estado imunológico e ser excretado em baixos níveis pelas vias urinárias de forma assintomática.

Método(s) e valor(es) de referência

Método Parâmetro Valor de referência
PCR EM TEMPO REAL BKV – POLIOMAVÍRUS – QUANTIFICAÇÃO POR PCR
Não detectado

Produção do exame

Volume Mínimo

1 mL

Prazo

6 dias úteis

Realização

Segunda a sexta-feira

Meio(s) de Coleta

Plasma: Tubo estéril Urina: Frasco Estéril

Material

DIVERSOS

Instruções de coleta

Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados, homogeneizar e acondicionar corretamente. (POLQT) Coleta POLQT: (POLQT) Plasma: Realizar a coleta em tubo EDTA (roxo). Centrifugar a 1400g por 10 minutos. Retirar no mínimo 1mL de plasma e transferir para um tubo estéril. Urina: Lavar as mãos, abrir o pacote de lenço umedecido e retirar o lenço de dentro do pacote. Feminino: fazer higienização da região genital (sempre da região genital para a região anal e nunca ao contrário, para evitar contaminação). Masculino: Expôr a glande, mantenha o prepúcio (pele), retraído e faça a higiene na região genital. Utilizar o lenço na região genital somente uma vez. Iniciar a micção, desprezando o primeiro jato de urina no vaso sanitário, sem interromper a micção, coletar urina do jato médio e desprezar o restante da urina no vaso sanitário e fechar o frasco de coleta.

Instruções de distribuição

Transportar congelado (-20°C). Acondicionar o material nas bags (bolsas) roxas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e estabilidade das amostras. (POLQT)

Instruções de adicionais

Data de revisão: 04/07/2019. (POLQT)

Outros nomes