É obrigatório pedido médico e o formulário preenchido. (disponível no site do DB). A amostra deve ser coletada de 2ª a 4ª. A mesma deve ser coletada e enviada ao DB no mesmo dia devido à estabilidade da amostra. Deve chegar preferencialmente com prazo de 24 horas após a coleta. A amostra deve estar na matriz do DB até 5ª. Não coletar em véspera de feriados.
http://www.diagnosticosdobrasil.com.br/wp-content/uploads/2018/07/RQ-0538-AN%C3%81LISE-CITOGEN%C3%89TICA-DE-CARI%C3%93TIPO.pdf
Utilizado para avaliar a pega do transplante quando realizado entre pessoas de sexo diferente, e quanto à presença do cromossomo Philadelphia, para monitorar a evolução da doença. Tanto a análise citogenética clássica da medula óssea após o transplante permite o monitoramento da doença por meio do cromossomo Ph, do complemento sexual ou de variantes cromossômicas polimórficas e é a única metodologia capaz de fornecer informações sobre todo o cariótipo, embora seja menos sensível para identificar as células residuais.
Técncas utilizadas:
Técnica de Bandeamento GTW – Banda G Portripsina e Wright
Cultura celular de 24 horas sem agente mitógeno