O Citomegalovírus (CMV) pertence à família do herpesvírus . A infecção primária na maioria dos indivíduos permanece assintomática, mas em alguns casos é possível observar sintomas semelhantes à mononucleose infecciosa, que consiste em febre aguda com acentuada linfocitose e atipia linfocitária em 10% das células. Em pacientes imunodeprimidos e neonatos pode causar infecções sistêmicas graves. A presença de anticorpos IgG indica imunidade ou exposição prévia. A presença de anticorpos da classe IgM é útil no diagnóstico da CMV aguda ou recente.
Método(s) e valor(es) de referência
Método
Parâmetro
Valor de referência
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
CITOMEGALOVÍRUS – ANTICORPOS IgM
Não reagente.: Índice inferior a 0,85 Indeterminado: Índice superior ou igual a 0,85 e Inferior a 1,00 Reagente.....: Índice superior ou igual a 1,00
Produção do exame
Volume Mínimo
1 mL
Prazo
1 dia útil
Realização
Segunda a sábado
Meio(s) de Coleta
Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Material
SORO
Instruções de coleta
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente. (CMVM)