Exames Laboratoriais

RUBÉOLA NEONATAL – ANTICORPOS IGM

[NRUBM]

Prazo de Entrega - 5 dias úteis

NECESSÁRIO AGENDAMENTO

A Rubéola é uma infecção altamente contagiosa, transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus. Embora na maioria dos casos a infecção seja subclínica, quando adquirida durante a gestação sua transmissão acontece da mãe infectada para o feto, por meio da placenta, ocasionando assim a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) que é decorrente da infecção da mãe pelo vírus da Rubéola durante as primeiras semanas da gravidez. Os principais sinais e sintomas da infecção intrauterina são o abordo espontâneo, malformação congênita de grandes órgãos e sistemas, deficiência auditiva e alterações neurológicas. É possível a ocorrência de formas leves, com surdez parcial ou pequenas deficiências cardíacas, que só serão diagnosticadas muito anos após o nascimento e quanto mais precoce for a infecção em relação à idade gestacional, mais grave é a doença.

Método(s) e valor(es) de referência

Método Parâmetro Valor de referência
ENZIMAIMUNOENSAIO RUBÉOLA – ANTICORPOS IgM
Não reagente

Produção do exame

Volume Mínimo

* Ver meio de coleta

Prazo

5 dias úteis

Realização

Segunda a sexta-feira

Meio(s) de Coleta

Papel filtro *Preencher totalmente 2 círculos contidos no cartão de coleta.

Material

SANGUE CAPILAR

Instruções de coleta

Instrução de coleta NRUBM: (NRUBM) Faça a antissepsia do calcanhar do bebê com algodão umedecido em álcool 70%, massageando bem para ativar a vasodilatação. Quando o calcanhar estiver avermelhado, espere o álcool secar e puncione, com uma lanceta de ponta fina, o local escolhido. Encoste o verso do primeiro círculo do papel-filtro na gota de sangue formada. Deixe o sangue fluir naturalmente. Faça, lentamente, movimentos circulares com o papel, impedindo que o sangue coagule no calcanhar, ou no papel, durante a coleta. Permita que o sangue preencha completamente a superfície do círculo. Nunca faça a coleta na frente e no verso do papel para preencher o círculo. Espere que o sangue atravesse o papel naturalmente e preencha todos os círculos solicitados, repetindo o procedimento anterior em um círculo de cada vez. O preenchimento deve ser sequencial, nunca retorne ao círculo anterior.Deixar secar em temperatura ambiente e armazenar para transporte apenas quando o material estiver totalmente seco. O período ideal para a coleta do teste do pezinho é entre o terceiro e o sétimo dia de vida e as amostras devem ser encaminhadas o mais rápido possível. Uma vez que a conservação e a agilidade no transporte da amostra são essenciais para a eficácia do teste.

Instruções de distribuição

Transportar refrigerado (2 a 8 °C) com a amostra embalada em papel alumínio dentro do cartão de coleta. (NRUBM)

Instruções de adicionais

Formulário: Preencher corretamente todos os campos contidos no cartão de coleta. (NRUBM) Data de revisão: 20/05/2019. (NRUBM)

Outros nomes

CBHPM – 40307700