Exames Laboratoriais

SÍFILIS TOTAL – NEONATAL

[SIFTN]

Prazo de Entrega - 5 dias úteis

NECESSÁRIO AGENDAMENTO

A Sífilis Congênita é uma infecção causada pela disseminação hematológica do Treponema pallidum da gestante para o feto via transplacentária ou durante o parto através do contato com lesões vaginais. Durante a evolução natural da doença, ocorrem períodos de atividade com características clínicas, imunológicas e histopatológicas distintas, intercalados por período de latência, durante os quais não se observa a presença de sinais ou sintomas. Pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida da criança. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas estão presentes já nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a criança pode ter pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou deficiência mental. Em casos mais graves, a infecção pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê.

Método(s) e valor(es) de referência

Método Parâmetro Valor de referência
ENZIMAIMUNOENSAIO SÍFILIS – ANTICORPOS TOTAIS
Não reagente

Produção do exame

Volume Mínimo

* Ver meio de coleta

Prazo

5 dias úteis

Realização

Segunda a sexta-feira

Meio(s) de Coleta

Papel filtro * Preencher totalmente 2 círculos contidos no cartão de coleta

Material

SANGUE CAPILAR

Instruções de coleta

Coleta – Teste do pezinho: (SIFTN) Faça a antissepsia do calcanhar do bebê com algodão umedecido em álcool 70%, massageando bem para ativar a vasodilatação. Quando o calcanhar estiver avermelhado, espere o álcool secar e puncione, com uma lanceta de ponta fina, o local escolhido. Encoste o verso do primeiro círculo do papel-filtro na gota de sangue formada. Deixe o sangue fluir naturalmente. Faça, lentamente, movimentos circulares com o papel, impedindo que o sangue coagule no calcanhar, ou no papel, durante a coleta. Permita que o sangue preencha completamente a superfície do círculo. Nunca faça a coleta na frente e no verso do papel para preencher o círculo. Espere que o sangue atravesse o papel naturalmente e preencha todos os círculos solicitados, repetindo o procedimento anterior em um círculo de cada vez. O preenchimento deve ser sequencial, nunca retorne ao círculo anterior. O período ideal para a coleta do teste do pezinho é entre o terceiro e o sétimo dia de vida e as amostras devem ser encaminhadas o mais rápido possível, uma vez que a conservação e a agilidade no transporte da amostra são essenciais para a eficácia do teste.

Instruções de distribuição

Transportar refrigerado (2 a 8 °C) com a amostra embalada em papel alumínio dentro do cartão de coleta. (SIFTN)

Instruções de adicionais

Formulário: Preencher corretamente todos os campos contidos no cartão de coleta. (SIFTN) Data de revisão: 20/05/2019. (SIFTN)

Outros nomes

CBHPM – 40308286