Exames Laboratoriais

17 ALFA HIDROXIPROGESTERONA – NEONATAL

[17AN]

Prazo de Entrega - 4 dias úteis

NECESSÁRIO AGENDAMENTO

A denominação Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) engloba um conjunto de síndromes transmitidas de forma autossômica recessiva, que se caracterizam por diferentes deficiências enzimáticas na síntese dos esteroides adrenais. O conjunto de manifestações clínicas decorrentes dessas falhas hormonais podem se manifestar sob três formas clínicas: forma clássica perdedora de sal, forma clássica não perdedora de sal e a forma não clássica. A forma perdedora de sal é a mais grave e causa nas meninas a virilização da genitália externa (malformação genital) e nos meninos, na fase tardia da doença, puberdade precoce (macrogenitossomia); maior risco de morte é identificado em bebês onde a virilização da genitália não é identificada. A deficiência dos hormônios mineralocorticoides causa a crise adrenal ou fase aguda da HAC. O início dos primeiros sinais de adoecimento já acontece nas primeiras semanas de vida desses bebês. As alterações mais frequentes são: desidratação grave, hipotensão, hiponatremia, hiperpotassemia e morte.

Método(s) e valor(es) de referência

Método Parâmetro Valor de referência
FLUORIMÉTRICO 17 ALFA-HIDROXIPROGESTERONA
Idade Gestacional (semanas)
Até 28.......: Até 160,0 ng/mL de soro equivalente
29 a 30......: Até 143,6 ng/mL de soro equivalente
31 a 32......: Até 125,5 ng/mL de soro equivalente
33 a 34......: Até 98,6 ng/mL de soro equivalente
35 a 36......: Até 54,0 ng/mL de soro equivalente
37 a 38......: Até 31,4 ng/mL de soro equivalente
39 a 40......: Até 15,0 ng/mL de soro equivalente
Não informado: Até 15,0 ng/mL de soro equivalente

Produção do exame

Volume Mínimo

* Ver meio de coleta

Prazo

4 dias úteis

Realização

Segunda a sexta-feira

Meio(s) de Coleta

Papel filtro *Preencher totalmente 2 círculos contidos no cartão de coleta.

Material

SANGUE CAPILAR

Instruções de coleta

Coleta – Teste do pezinho: (17AN) Faça a antissepsia do calcanhar do bebê com algodão umedecido em álcool 70%, massageando bem para ativar a vasodilatação. Quando o calcanhar estiver avermelhado, espere o álcool secar e puncione, com uma lanceta de ponta fina, o local escolhido. Encoste o verso do primeiro círculo do papel-filtro na gota de sangue formada. Deixe o sangue fluir naturalmente. Faça, lentamente, movimentos circulares com o papel, impedindo que o sangue coagule no calcanhar, ou no papel, durante a coleta. Permita que o sangue preencha completamente a superfície do círculo. Nunca faça a coleta na frente e no verso do papel para preencher o círculo. Espere que o sangue atravesse o papel naturalmente e preencha todos os círculos solicitados, repetindo o procedimento anterior em um círculo de cada vez. O preenchimento deve ser sequencial, nunca retorne ao círculo anterior. O período ideal para a coleta do teste do pezinho é entre o terceiro e o sétimo dia de vida e as amostras devem ser encaminhadas o mais rápido possível, uma vez que a conservação e a agilidade no transporte da amostra são essenciais para a eficácia do teste.

Instruções de distribuição

Transportar refrigerado (2 a 8 °C) com a amostra embalada em papel alumínio dentro do cartão de coleta. (17AN)

Instruções de adicionais

Formulário: Preencher corretamente todos os campos contidos no cartão de coleta. (17AN) Data de revisão: 20/05/2019. (17AN)

Outros nomes

CBHPM – 40316017