Exames Laboratoriais

ÁCIDO HIPÚRICO FINAL DE JORNADA DE TRABALHO

[AH]

Prazo de Entrega - 2 dias úteis

NECESSÁRIO AGENDAMENTO

O ácido hipúrico é utilizado como indicador de exposição dos trabalhadores ao tolueno, estando a sua concentração relacionada à exposição ocupacional, durante a jornada de trabalho do dia. O tolueno é usado como solvente para óleos, borracha natural, resinas, borracha sintética, carvão, piche, betume e acetil-celuloses, como diluente e solvente para vernizes e tintas e como matéria-prima para síntese orgânica de cloreto de benzoila, benziliceno, sacarina, cloramina T, trinitrotolueno. Tolueno possui ação tóxica principalmente no sistema nervoso central, fígado e rins. É biotransformado no organismo, originando, principalmente o ácido benzóico que conjugado com a glicina, produz o ácido hipúrico, seu principal metabólito urinário.

Método(s) e valor(es) de referência

Método Parâmetro Valor de referência
CROMATOGRAFIA LÍQUIDA – HPLC ÁCIDO HIPÚRICO
Até 1,50 g/g de creatinina
IBMP*: Até 2,50 g/g de creatinina

*IBMP: Índice Biológico Máximo Permitido
segundo NR7, 1994, MTE/Revisão 2013

"Metodologia desenvolvida e validada in
house seguindo protocolos de validação
nacionais e internacionais."

Produção do exame

Volume Mínimo

10 mL

Prazo

2 dias úteis

Realização

Segunda a sábado

Meio(s) de Coleta

Frasco estéril

Material

URINA FINAL DA JORNADA DE TRABALHO

Instruções de coleta

Coletar urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição (recomenda-se evitar a primeira jornada da semana). (AH)

Instruções de distribuição

Transportar refrigerado (2°C a 8°C). (AH)

Instruções de adicionais

Data de revisão: 26/09/2018. (AH)

Outros nomes

CBHPM – 40313042, TOLUENO, ÁCIDO HIPÚRICO (URINA FINAL JORNADA DE TRABALHO), ÁCIDO HIPÚRICO (URINA FINAL JORNADA TRABALHO)