Exames Laboratoriais

AMINOÁCIDOS – CROMATOGRAFIA – SCREENING

[AACCR]

Prazo de Entrega - 4 dias úteis

NECESSÁRIO AGENDAMENTO

As aminoacidopatias constituem um amplo grupo de erros inatos do metabolismo relacionados com anomalias genéticas, herdadas de modo autossômico recessivo, que codificam enzimas anormais, com perdas totais ou parciais da sua atividade funcional, o que gera o acúmulo de um ou mais metabólitos que podem ser tóxicos. A cromatografia em camada delgada representa um método para triagem dessas doenças, permitindo a detecção de anomalias primárias e secundárias, porém, não exclui a necessidade de um teste confirmatório na presença de um resultado alterado.

Método(s) e valor(es) de referência

Método Parâmetro Valor de referência
CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA CROMATOGRAFIA DE AMINOÁCIDOS – SCREENING
Normal

Produção do exame

Volume Mínimo

* Ver Meio de coleta

Prazo

4 dias úteis

Realização

Segunda a sexta-feira

Meio(s) de Coleta

Papel filtro * Preencher totalmente 2 círculos contidos no cartão de coleta.

Material

SANGUE CAPILAR

Instruções de coleta

Coleta – Teste do pezinho: (AACCR) Faça a antissepsia do calcanhar do bebê com algodão umedecido em álcool 70%, massageando bem para ativar a vasodilatação. Quando o calcanhar estiver avermelhado, espere o álcool secar e puncione, com uma lanceta de ponta fina, o local escolhido. Encoste o verso do primeiro círculo do papel-filtro na gota de sangue formada. Deixe o sangue fluir naturalmente. Faça, lentamente, movimentos circulares com o papel, impedindo que o sangue coagule no calcanhar, ou no papel, durante a coleta. Permita que o sangue preencha completamente a superfície do círculo. Nunca faça a coleta na frente e no verso do papel para preencher o círculo. Espere que o sangue atravesse o papel naturalmente e preencha todos os círculos solicitados, repetindo o procedimento anterior em um círculo de cada vez. O preenchimento deve ser sequencial, nunca retorne ao círculo anterior. O período ideal para a coleta do teste do pezinho é entre o terceiro e o sétimo dia de vida e as amostras devem ser encaminhadas o mais rápido possível, uma vez que a conservação e a agilidade no transporte da amostra são essenciais para a eficácia do teste.

Instruções de distribuição

Transportar refrigerado (2 a 8 °C) com a amostra embalada em papel alumínio dentro do cartão de coleta. (AACCR)

Instruções de adicionais

Formulário: Preencher corretamente todos os campos contidos no cartão de coleta. (AACCR) Data de revisão: 20/05/2019. (AACCR)

Outros nomes

CBHPM – 40301672