Exames Laboratoriais

ATIVIDADE DA BIOTINIDASE – NEONATAL

[BIOTI]

Prazo de Entrega - 4 dias úteis

NECESSÁRIO AGENDAMENTO

A Deficiência de Biotinidase (DB) é uma doença metabólica hereditária na qual há um defeito no metabolismo da biotina. A biotina é uma vitamina necessária ao funcionamento de um grupo de enzimas – as carboxilases, que participam do metabolismo das proteínas, dos lipídios e dos carboidratos. A biotinidase é uma enzima importante no ciclo da biotina, tendo como função a reciclagem e liberação da biotina nos alimentos. Como consequência, ocorre uma depleção da biotina endógena devido a uma incapacidade do organismo fazer a sua reciclagem ou de usar a biotina ligada à proteína fornecida pela dieta. Assim, como a maioria dos erros inatos do metabolismo, essa doença apresenta uma herança autossômica recessiva. Clinicamente, manifesta?se geralmente a partir da sétima semana de vida, com distúrbios neurológicos e cutâneos, tais como crises epiléticas, hipotonia, microcefalia, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, alopecia e dermatite eczematoide. Nos pacientes com diagnóstico tardio observam?se, frequentemente, distúrbios visuais, auditivos, assim como atraso motor e de linguagem.

Método(s) e valor(es) de referência

Método Parâmetro Valor de referência
COLORIMÉTRICO Biotinidase
5,0 a 10,0 nmol/min/mL
Controle interno
5,0 a 10,0 nmol/min/mL
ENZIMÁTICO COLORIMÉTRICO ATIVIDADE DA BIOTINIDASE
Acima de 7,0 nmol/min/mL

Produção do exame

Volume Mínimo

* Ver meio de coleta

Prazo

4 dias úteis

Realização

Segunda a sexta-feira

Meio(s) de Coleta

Papel filtro * Preencher totalmente 2 círculos contidos no cartão de coleta

Material

SANGUE CAPILAR

Instruções de coleta

Coleta – Teste do pezinho: (BIOTI) Faça a antissepsia do calcanhar do bebê com algodão umedecido em álcool 70%, massageando bem para ativar a vasodilatação. Quando o calcanhar estiver avermelhado, espere o álcool secar e puncione, com uma lanceta de ponta fina, o local escolhido. Encoste o verso do primeiro círculo do papel-filtro na gota de sangue formada. Deixe o sangue fluir naturalmente. Faça, lentamente, movimentos circulares com o papel, impedindo que o sangue coagule no calcanhar, ou no papel, durante a coleta. Permita que o sangue preencha completamente a superfície do círculo. Nunca faça a coleta na frente e no verso do papel para preencher o círculo. Espere que o sangue atravesse o papel naturalmente e preencha todos os círculos solicitados, repetindo o procedimento anterior em um círculo de cada vez. O preenchimento deve ser sequencial, nunca retorne ao círculo anterior. O período ideal para a coleta do teste do pezinho é entre o terceiro e o sétimo dia de vida e as amostras devem ser encaminhadas o mais rápido possível, uma vez que a conservação e a agilidade no transporte da amostra são essenciais para a eficácia do teste. Lembrando que o tempo e a temperatura elevada, dentre outros fatores, podem interferir na atividade enzimática na amostra. (BIOTI)

Instruções de distribuição

Transportar refrigerado (2 a 8 °C) com a amostra embalada em papel alumínio dentro do cartão de coleta. (BIOTI)

Instruções de adicionais

Formulário: Preencher corretamente todos os campos contidos no cartão de coleta. (BIOTI) Data de revisão: 20/05/2019. (BIOTI)

Outros nomes

CBHPM – 40306488