As doenças mitocondriais são doenças por deficiência mitocondrial primária. Já foram descritas várias alterações bioquímicas causadoras dessas doenças. As doenças mitocondriais mais estudadas e mais comuns, em seu conjunto clínico, são as que afetam a cadeia respiratória.
São necessários cerca de 3.000 genes para fazer uma mitocôndria. Desses, somente 37 são codificados pelo DNAmt; o restante (a maioria) é codificado pelo núcleo, sintetizado no citoplasma e posteriormente transportado para dentro da mitocôndria. O DNAn é responsável pela síntese de proteínas que terão funções diversas na mitocôndria, desde a participação na estrutura da mitocôndria até o controle da replicação e da transcrição do DNAmt.
Assim, o funcionamento perfeito da mitocôndria depende da interação adequada dos dois genomas. As doenças mitocondriais são o resultado de mutações herdadas ou espontâneas do DNAmt ou DNAn, levando à função anormal de proteínas ou moléculas de RNA que normalmente se localizam na mitocôndria.
Neste painel são analisados os seguintes genes: APOPT1; COA7; COX6B1; COX8A; COX10; COX14; COX20; FASTKD2; SCO1; TACO1 e PET100.
Método(s) e valor(es) de referência
Método
Parâmetro
Valor de referência
NGS
MÉTODO
Produção do exame
Volume Mínimo
5 mL
Prazo
33 dias úteis
Realização
Segunda a sexta-feira
Meio(s) de Coleta
Tubo com EDTA (roxo)
Material
SANGUE TOTAL EM TEMPERATURA AMBIENTE
Instruções de coleta
Instruções de distribuição
Transportar em temperatura ambiente (18 a 25°C). (PCMIT)