Exames Laboratoriais

TOXOPLASMOSE NEONATAL – ANTICORPOS IGM

[NTOXM]

Prazo de Entrega - 5 dias úteis

NECESSÁRIO AGENDAMENTO

A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii (T. gondii). As manifestações da Toxoplasmose Congênita são variáveis, dependendo muito do momento da gestação (idade gestacional) no qual a mãe foi infectada. A infecção envolve principalmente o sistema nervoso e os tecidos muscular e conjuntivo. A maioria dos recém-nascidos infectados não apresenta sintomas ao nascimento, mas sérias manifestações clínicas podem se tornar evidentes (lesões de retina, calcificação intracraniana) durante o curso de uma infecção não tratada. Sequelas mais graves podem ocorrer a longo prazo, como por exemplo: retardo mental, paralisia cerebral, convulsões, surdez e cegueira.

Método(s) e valor(es) de referência

Método Parâmetro Valor de referência
ENZIMAIMUNOENSAIO TOXOPLASMOSE – ANTICORPOS IgM
Não reagente

Produção do exame

Volume Mínimo

* Ver meio de coleta

Prazo

5 dias úteis

Realização

Segunda a sexta-feira

Meio(s) de Coleta

Papel filtro *Preencher totalmente 2 círculos contidos no cartão de coleta.

Material

SANGUE CAPILAR

Instruções de coleta

Instrução de coleta NTOXM: (NTOXM) Faça a antissepsia do calcanhar do bebê com algodão umedecido em álcool 70%, massageando bem para ativar a vasodilatação. Quando o calcanhar estiver avermelhado, espere o álcool secar e puncione, com uma lanceta de ponta fina, o local escolhido. Encoste o verso do primeiro círculo do papel-filtro na gota de sangue formada. Deixe o sangue fluir naturalmente. Faça, lentamente, movimentos circulares com o papel, impedindo que o sangue coagule no calcanhar, ou no papel, durante a coleta. Permita que o sangue preencha completamente a superfície do círculo. Nunca faça a coleta na frente e no verso do papel para preencher o círculo. Espere que o sangue atravesse o papel naturalmente e preencha todos os círculos solicitados, repetindo o procedimento anterior em um círculo de cada vez. O preenchimento deve ser sequencial, nunca retorne ao círculo anterior. O período ideal para a coleta do teste do pezinho é entre o terceiro e o sétimo dia de vida e as amostras devem ser encaminhadas o mais rápido possível. Uma vez que a conservação e a agilidade no transporte da amostra são essenciais para a eficácia do teste.

Instruções de distribuição

Transportar refrigerado (2 a 8 °C) com a amostra embalada em papel alumínio dentro do cartão de coleta. (NTOXM)

Instruções de adicionais

Formulário: Preencher corretamente todos os campos contidos no cartão de coleta. (NTOXM) Data de revisão: 20/05/2019. (NTOXM)

Outros nomes

CBHPM – 40307832, TOXOPLASMA GONDII