Para auxiliar as empresas na Prevenção de Contaminação e no Controle de Infecção por COVID-19, a G2 Medicina Diagnóstica preparou um checklist de boas práticas no combate à disseminação do Coronavírus. As práticas listadas seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, estando de acordo “Medidas de Higiene Ambiental frente ao Coronavírus”.
- A empresa está sendo mantida em condições sanitárias e de higiene apropriadas, conforme o material “Medidas de Higiene Ambiental” ?
- A empresa mantém ações específicas para a prevenção e controle de pragas urbanas e vetores (roedores, animais peçonhentos, caramujos, insetos rasteiros e voadores)?
- As Instalações, mobiliários e equipamentos estão sendo mantidos em condições de higiene apropriadas?
- As higienizações são realizadas na frequência adequada e por funcionários capacitados garantindo a manutenção dessas condições e minimizando o risco de contaminação do ambiente?
- A limpeza e a desinfecção da empresa, instalações, mobiliários e equipamentos são registrados em formulário com data e horário?
- A área de alimentação (COPA) é higienizada com frequência que garanta a limpeza e desinfecção do local?
- Os produtos saneantes e outros que são utilizados para higienização do ambiente são registrados pela ANVISA – Ministério da Saúde e eficazes contra a COVID-19?
- A utilização dos produtos saneantes e outros está de acordo com as instruções e recomendações fornecidas pelo fabricante?
- Os produtos saneantes são identificados e guardados em local reservado para essa finalidade?
- Os utensílios e equipamentos utilizados na higienização são próprios para a atividade e estão conservados, limpos e disponíveis em número suficiente e guardados em local reservado para essa finalidade.
- Os funcionários responsáveis pela atividade de higienização das instalações utilizam uniformes apropriados.
- Há uma rotina de desinfecção minuciosa nos pontos de maior contato e circulação de colaboradores e clientes.
- O descarte dos resíduos sólidos segue as recomendações da legislação vigente acerca do tema.
- Os resíduos coletados são depositados em local isolado conforme a legislação vigente.
- Há cartazes no ambiente de trabalho informando a forma correta de higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.
- Os colaboradores têm fácil acesso a locais para lavagem das mãos.
- Há disponibilidade de álcool em gel 70% para uso dos colaboradores.
- Os clientes têm fácil acesso a locais para lavagem das mãos ou passar álcool em gel nas mãos.
- Há disponibilidade de álcool em gel 70% na entrada e nos diferentes setores na loja para uso dos clientes.
- Os clientes higienizam as mãos ao entrar na empresa (com água e sabão ou álcool em gel 70%)?
- Os clientes higienizam as mãos ao sair da empresa (com água e sabão ou álcool em gel 70%)?
- Há cartazes informativos nos pontos de higienização das mãos sobre a forma correta para fazer essa higienização?
- Há cartazes informativos sobre a forma correta de higiene respiratória e conduta para prevenção de contaminação? (mascara)
- Há cartazes informativos espalhados pela empresa informando quais são os sintomas da COVID-19?
- Os colaboradores e clientes são orientados sobre as medidas de prevenção da transmissão da COVID-19 entre os próprios colaboradores, clientes e seus familiares?
- Os colaboradores com sintomas da COVID-19 são informados de que devem se afastar das atividades através de licença médica?
- Os colaboradores que apresentam sintomas da COVID-19 são afastados de suas atividades.
- A empresa possui um plano formal e estruturado de prevenção contra a COVID-19?
- A empresa possui estratégias para evitar aglomerações dentro do estabelecimento?
- A empresa possui estratégias para a proteção dos funcionários que trabalham no atendimento direto ao cliente?
- A loja possui um plano de contingência e continuidade das operações em caso de contaminação de colaborador por COVID-19?
Dúvidas comuns
Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)?
A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito (água sanitária) a
0,1%. Deve-se tomar cuidado com aspersão de água sanitária, que é tóxica para mucosas inclusive do trato respiratório. O ideal é que a limpeza seja feita com a máxima frequência possível, no mínimo uma vez ao dia, em qualquer período.
Conheci agora o laboratório g2medicinadiagnostica li toda apresentação e fiquei bem impressionada com a seriedade e profissionalismo que a empresa demonstra. Além do mais a ajuda que nos oferece a nós leigos, neste momento de tanta dúvida para nossa higiene pessoal e do nosso ambiente de trabalho e familiar. Com minha gratidão desejo muito sucesso a todos participantes dessa empresa.