Warning: Undefined array key "jQuery" in /var/www/html/g2medicinadiagnostica.com.br/web/wp-content/themes/Divi/includes/builder/feature/JQueryBody.php on line 249

Foto: Divulgação

Dormir pouco prejudica a produção de neurotransmissores encarregados pela nossa felicidade e bem-estar.

Quem não conhece alguém que acorda de mau humor? Ou aquela pessoa que vira e mexe não está bem humorada por nenhum motivo específico? Muitas vezes isso pode estar relacionado diretamente com a qualidade do sono daquela pessoa, que se ruim, pode causar irritabilidade ou falta de atenção.

Dormir menos de 7 horas por noite prejudica a produção de serotonina, neurotransmissor que gera a sensação de prazer e bem estar no cérebro. Além de controlar o humor, essa substância também afeta a disposição que se tem para tarefas do dia e a maneira como reagimos a situações inesperadas. Para manter a saúde física e mental, é preciso ter uma rotina regular de atividade física (pelo menos 150 minutos por semana), boa alimentação e  sono de qualidade.

REGULAÇÃO EMOCIONAL

O Dr. Ricardo Vescovi, médico da Rede CarpeVita, ressalta que o sono é responsável pela regulação emocional: “Isso acontece com degradação da melatonina, um neurotransmissor que dá a sensação de cansaço e sinaliza para o cérebro que já está na hora de descansar. Quando dormimos, degradamos a melatonina, para que ela seja convertida em serotonina, que é o neurotransmissor responsável pela felicidade e bem-estar.”

Além de muita paciência, para manejar o mau humor ao acordar é necessário fazer um esforço para não pular o café da manhã, é sempre bom dar preferência a um leve e saudável com uma boa quantidade de proteína, que pode melhorar imediatamente o humor.

Outra medida que ajuda a melhorar o humor, é a prática regular de atividade física. Após cerca de 15 a 20 minutos de exercício aeróbico, aqueles que mantêm os batimentos cardíacos entre 120 a 140 por minuto, o corpo aumenta a produção de serotonina e outras endorfinas responsáveis pelo controle mental. A atividade física fortalece o corpo, mente e também gera uma sensação de relaxamento que será favorável para uma boa noite de sono.

DICAS ESSENCIAIS

Para escapar do mau humor desencadeado por uma noite ruim de sono, é necessário dormir bem. Para isso, algumas dicas de ouro que podem ajudar a dormir melhor são:

1- Não tomar qualquer bebida que contenha cafeína, que além de estar presente no café, também pode ser encontrada em alguns chás, como o chá mate e o chá de boldo.

2- Evitar telas de luz azul, como celulares, TV e computador, pelo menos duas horas antes de dormir. Isso porque os efeitos da luz azul violeta interrompem a produção de melatonina.

3- Não esqueça de fazer a higiene do sono, evitando dormir longos períodos durante o dia.

4- Deixar de ingerir alimentos de difícil digestão próximo ao horário de dormir. Alimentos mais leves, em pouca quantidade e volume evitam desconfortos relacionados ao refluxo gástrico na hora de dormir.

5- Alguns fitoterápicos como a passiflora e o extrato de maracujá  também podem ajudar no sono de qualidade.

6- Aromaterapia como lavanda, bambu, e outros florais também ajudam a relaxar quando utilizados na hora de dormir.

SERVIÇO:

Rede CarpeVita

Site: https://www.carpevita.med.br/

Instagram: https://www.instagram.com/ricardo.vescovi/

#DisturbiosDoSono #SonoTranquilo #DicasSono #Sono #MauHumor #DrRicardoVescovi #RedeCarpeVita

Precisa de ajuda?