Sal em excesso é o grande vilão para desenvolver a condição, além de hábitos como o consumo de bebidas alcóolicas e a falta de exercícios físicos.
Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial atinge cerca de 38,1 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também considerada como um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardíacas, a hipertensão arterial está associada a ocorrência de acidente vascular cerebral, doença renal crônica, dentre outras.
Parte desse cenário se deve o consumo excessivo de sal, que está presente na maioria dos alimentos processados, além de fazer parte do preparo diário das refeições, seja em casa ou em restaurantes. O consumo recomendado é de 5 gramas ao dia.
“O brasileiro, no geral, tem por hábito ingerir bastante sal nas refeições, mas existem também outros fatores que agravam o problema, como a falta de exercício físico, idade, obesidade e o consumo de bebidas alcóolicas”, aponta a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Sônia Mariza.
Por isso, a especialista afirma que a prevenção é a melhor forma de combate à doença. Por isso, orienta que o paciente diagnosticado com hipertensão deve fazer acompanhamento médico, para que um profissional capacitado possa prescrever remédios e indicar medidas de promoção à saúde, como prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada. Fatores genéticos e socioeconômicos também influenciam no quadro clínico e devem ser considerados no tratamento.
CONFIRA AS DICAS DA PROFISSIONAL PARA AFASTAR A PRESSÃO ALTA:
– Pratique exercícios físicos regularmente;
– Evite cigarro e álcool;
– Consuma alimentos ricos em fibras;
– Evite o excesso de sal e gordura na alimentação;
– Cuide de saúde da mente: estresse também pode ser fator de risco.
#PressaoAlta #Hipertensao #SoniaMariza #FaculdadeAnhanguera