Foto: Freepik
Massagens relaxantes, para alívio de dores ou drenagens linfáticas são recursos para gerar bem-estar e melhorar a disposição durante a gestação. Mas é preciso saber quais massagens e, principalmente, quais produtos podem ser usados nas gestantes.
A massagem durante a gestação pode ir além de um recurso para combater a retenção hídrica lá do meio para o final da gravidez, é comum que a gestante sinta a necessidade de relaxamento em algumas partes do corpo para aliviar as tensões e dores, sobretudo aquelas que permanecem com uma rotina de atividades que exigem ficar muito tempo sentada, em pé ou repetindo movimentos.
COSMÉTICOS QUE A GESTANTE DEVE EVITAR
O mercado de cosméticos do Brasil é um dos mais desenvolvidos do mundo, o que torna as prateleiras e lojas online repletas de opções para todas as necessidades. Até por isso, é importante redobrar a atenção na escolha dos cosméticos analisando suas composições para evitar componentes perigosos.
Existem recomendações e normas reguladas pela Anvisa, que determina as empresas a inserirem as recomendações nos rótulos, assim a gestante consegue identificar as substâncias e ativos não recomendados.
ATIVOS QUE AS GESTANTES NÃO PODEM USAR OU QUE DEVEM TER RECOMENDAÇÃO MÉDICA:
Ureia. Na concentração superior a 3% ou em casos onde na avaliação médica houver proibição;
Conservantes parabenos;
Óleo mineral e outros derivados do petróleo;
Propilenoglicol; e
Benzofenonas e derivados da Cânfora.
É SEGURO FAZER DRENAGEM LINFÁTICA EM GESTANTES?
Um profissional bem orientado e treinado vai saber aplicar as manobras de forma segura e com ao cuidado que a gestante merece. Vale mencionar aqui que para essas e outras atividades, a gestante deve prezar pela orientação médica quanto ao tempo seguro de gestação e suas necessidades individuais. Isso porque é comum que haja a espera dos três primeiros meses ou as primeiras doze semanas, um período normalmente mais delicado, para iniciar ou começar atividades desse tipo.
A partir do quarto mês, quando a gestante percebe o crescimento maior da barriga, é interessante avaliar como esse aumento de peso e circunferência abdominal, além de todas as alterações naturais da gestação, vai se manifestar no acúmulo de líquidos, peso nas pernas e recrutamento da coluna. Então, as drenagens se tornam uma ferramenta, inclusive preventiva aos inchaços. Isso pode variar de gestante para gestante e de período a período gestacional.
EXISTE MASSAGEM IDEAL PARA GESTANTE?
Quando o médico libera as massagens no período gestacional, normalmente, existe a recomendação para tratar determinadas queixas a ser atendida pelo profissional massoterapeuta ou esteticista. O que cabe ao profissional é aplicar as manobras e protocolos seguros para a gestante, assim como fazer uso de produtos que não causem danos a mamãe e ao bebê.
Fonte: Raavi Dermocosméticos