Foto: Divulgação
Elas são construídas com base em várias marcas comerciais de lentes de contato gelatinosas sem alterar suas propriedades intrínsecas.
O monitoramento contínuo da pressão intraocular, particularmente durante o sono, continua sendo um grande desafio no tratamento do glaucoma.
Em um estudo recentemente publicado na revista Nature Communications, pesquisadores apresentam uma classe de lentes de contato gelatinosas inteligentes, que permitem o monitoramento contínuo da pressão intraocular por 24 horas, mesmo durante o sono.
Exclusivamente, as lentes de contato gelatinosas inteligentes são construídas com base em várias marcas comerciais de lentes de contato gelatinosas sem alterar suas propriedades intrínsecas, como potência da lente, biocompatibilidade, suavidade, transparência, umectação, transmissibilidade de oxigênio e usabilidade durante a noite.
Foi demonstrado que as lentes de contato gelatinosas inteligentes podem se encaixar perfeitamente em diferentes curvaturas e espessuras da córnea em olhos humanos e, portanto, medir com precisão a pressão intraocular absoluta em condições ambulatoriais.
Foi realizado um conjunto abrangente de avaliações in vivo em olhos de coelhos, cães e humanos, de normais a hipertensos, para confirmar a precisão superior da medição, a repetibilidade em cada indivíduo e o conforto do usuário com as lentes de contato gelatinosas inteligentes para além dos tonômetros oculares vestíveis atuais.
Os pesquisadores preveem que as lentes de contato gelatinosas inteligentes serão eficazes no tratamento do glaucoma.
Fonte: Nature Communications, publicação em 20 de setembro de 2022 | news.med.br