Warning: Undefined array key "jQuery" in /var/www/html/g2medicinadiagnostica.com.br/web/wp-content/themes/Divi/includes/builder/feature/JQueryBody.php on line 249

Apesar de alterações na aparência, em geral, o vitiligo não traz comprometimentos graves à saúde de quem o desenvolve.

Foto: StockFree

Você sabe o que é vitiligo? Tem ideia de como ele se manifesta e pode ser tratado? Para tirar dúvidas como essa, o Palavra de Dermato — podcast da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) voltado à população – desta sexta-feira (12) preparou um episódio com explicações importantes sobre essa doença.

O bate-papo desta semana conta com os dermatologistas Ivonise Follador (coordenadora do Departamento de Fotobiologia da SBD) e Caio César de Castro (assessor do Departamento de Biologia Molecular Genética e Imunologia da SBD). A moderação é de Beni Grinblat (2º secretário da SBD).

O vitiligo é uma doença crônica, de origem genética, autoimune e que não é contagiosa. Ela se manifesta com manchas brancas pela pele que podem ser localizadas ou atingir toda a pele. Essa condição ocorre pela perda da coloração da pele em virtude da destruição dos melanócitos, células que formam a melanina.

Apesar de alterações na aparência, em geral, o vitiligo não traz comprometimentos graves à saúde de quem o desenvolve. Por isso, não há limitações que impeçam as pessoas com a doença de trabalhar, casar, ter amigos e conviver em grupos sociais. No entanto, alguns cuidados físicos devem ser tomados, sobretudo com a exposição solar.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Na conversa, os especialistas ressaltam a importância de visitar um dermatologista, caso apareça uma mancha branca em alguma parte do corpo. Somente dessa forma é possível um diagnóstico correto, uma vez que nem toda mancha branca significa que é vitiligo. Esse tipo de manifestação pode ser residual de micose, alergia ou linfoma de pele. Caso seja vitiligo, o médico indicará a melhor abordagem terapêutico.

Além disso, conforme explicam os dermatologistas, é importante individualizar todo o atendimento e também entender o impacto que essa doença causa na vida do afetado. O vitiligo, em geral, atinge pacientes jovens, em uma idade na qual as manchas podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida.

Por isso, o papel do especialista é acolher, tratar e dar apoio à família e ao paciente, especialmente porque na fase inicial pode haver negociação e tentativa de cura a qualquer custo. Isso pode levá-lo a acreditar em tratamentos que não possuem comprovação científica.

Atualmente, o tratamento do vitiligo é de acordo com o tipo de manifestação. Entre as opções, estão a fototerapia com radiação ultravioleta B banda estreita (UVB-nb), laser, além de técnicas cirúrgicas de transplante de melanócitos. O mais importante, de acordo com os especialistas, é ouvir a indicação de um dermatologista e seguir corretamente o tratamento.

FAKE NEWS

Por fim, os experts enfatizam também a relevância de não acreditar em tudo o que se vê na internet e de não fazer automedicação. A fototerapia, por exemplo, não é um bronzeamento artificial, mas um tratamento médico controlado. Além disso, não existe tratamento milagroso ou caseiro para a doença e algumas das receitas que são encontradas nas redes sociais podem ser perigosas para o paciente e fazer até queimaduras na pele.

O Palavra de Dermato é o podcast da SBD cujo objetivo é fornecer informações de fontes confiáveis, com base científica, em contraponto às fake News e promessas de cura e tratamento sem comprovação. Toda sexta-feira é lançado um episódio novo no Spotify e em outras plataformas de streaming.

Até o momento, já estão disponíveis os seguintes episódios: “O que o dermatologista pode fazer por você”; “Skincare: dicas de cuidado com sua pele”; “Micoses”; “Meu cabelo está caindo, e agora?”; “Dermatite de contato”; e “Cirurgia dermatológica”. Para acessar todos as edições, de forma gratuita, basta procurar o termo “Palavra de Dermato” na plataforma de streaming de sua preferência. O projeto conta com o apoio institucional da Vichy, Skinceuticals, La Roche Posay e Cerave.

OUÇA AQUI O PODCAST NA ÍNTEGRA 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Precisa de ajuda?