Warning: Undefined array key "jQuery" in /var/www/html/g2medicinadiagnostica.com.br/web/wp-content/themes/Divi/includes/builder/feature/JQueryBody.php on line 249

Foto: Freepik

Alergias, picada de insetos e até Herpes-zóster. Diante dos alertas em relação à varíola dos macacos, Dra. Adriana Vilarinho, esclarece as diferentes lesões na pele que podem aparecer e como identificar lesões da pele e se podem ser um dos sintomas da varíola dos macacos.
 

A médica fala que, na varíola dos macacos, além das lesões na pele, alguns sintomas similares à gripe como cansaço, mal-estar geral e febre aparecem junto com o inchaço dos nódulos linfáticos. Em seguida, as erupções na pele começam vermelhas e sem volume, depois ganham volume e bolhas, antes de formar as cascas.

“Os nódulos e caroços vermelhos comuns da varíola dos macacos, formam bolhas com um fluido esbranquiçado parecido com pus que posteriormente formam cascas. Como podem ser confundidas, com a catapora, alergias ou picadas, por exemplo, vale o alerta para identificar as lesões”, fala a médica.

Uma das diferenças, é que as erupções causadas pela varíola dos macacos normalmente começam no rosto e depois se espalham pelos braços e pernas, mãos e pés, além do tronco corporal. “Por isso que, qualquer alteração incomum ou lesões da pele, especialmente na área genital, precisa ser rapidamente investigada”, alerta a especialista.

DIFERENTES TIPOS DE ERUPÇÕES

Como é difícil diferenciar os diversos tipos de erupções, Dra. Adriana deixa algumas lesões de pele comuns listadas abaixo para saber identificar cada uma delas:

• Alergia/urticária — são erupções vermelhas, que causam ardência e coceira e aparecem ou pela ingestão de certos alimentos ou o contato com certas plantas, substâncias químicas ou remédios.

• Catapora – São irritações que coçam muito e passam por estágios similares à varíola dos macacos. Uma das características da catapora é apresentar lesões em vários estágios: bolinhas vermelhas, bolhas e lesões com crosta ao mesmo tempo. Vale ressaltar que é possível ter catapora mais de uma vez na vida.

• Herpes-zóster — é a reativação do vírus da varicela que também causa erupções e podem aparecer na forma de bolhas dolorosas.

• Sarna – causam coceiras e vermelhidão e as erupções podem surgir em qualquer parte do corpo. Apesar de não ser grave, a sarna é muito contagiosa e precisa de tratamento.

• Picadas de insetos – as lesões são vermelhas, causam coceira e muitas vezes encontram-se alinhadas ou em grupos.

• DSTS — As mais comuns são a sífilis e a herpes genital, em ambas, a lesão primária é uma úlcera. Na fase secundária são manchas acastanhadas ou avermelhas. É importante fazer exames e começar o tratamento o mais rápido possível.

• Síndrome mão-pé-boca — é uma infecção viral transmitida pela tosse e por espirros, além de objetos contaminados, como talheres que causar sintomas similares à gripe, além de feridas na boca e erupções vermelhas na palma das mãos e na sola dos pés, mas que, normalmente, cura-se sozinha.

NÃO HESITE! CONSULTE UM MÉDICO

A médica ressalta ainda que, aos primeiros sinais suspeitos de sintomas de gripe aliados a pústulas na pele de forma aguda e acompanhada por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, podendo chegar a 21 dias. O órgão ainda alerta que os casos considerados “prováveis” incluem sintomas semelhantes aos dos casos suspeitos, como contato físico pele a pele ou com lesões na pele, contato sexual ou com materiais contaminados 21 dias antes do início dos sintomas.

Lembrando que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo.

Fonte: Dra. Adriana Vilarinho

Precisa de ajuda?