Warning: Undefined array key "jQuery" in /var/www/html/g2medicinadiagnostica.com.br/web/wp-content/themes/Divi/includes/builder/feature/JQueryBody.php on line 249

Foto: Unsplash

Muitos casais sonham em ter filhos e se frustram quando há algum problema de fertilidade.

Nos últimos dias, a atriz Claudia Raia, de 55 anos e que já é mãe de dois filhos, noticiou sua gravidez e deixou a internet espantada com o anúncio da maternidade tardia. Algumas pessoas e portais de notícia apontaram um desserviço a quem tenta engravidar, uma vez que ela, junto ao marido, o ator Jarbas Homem de Melo, anunciou com vídeo de dancinha no Instagram e publicidade para empresa de teste de gravidez. O problema é que, ao anunciar a gravidez, ela dá a entender que foi natural, mesmo tendo revelado em entrevistas sobre o congelamento de óvulos para uma futura gestação.  

A atriz não mencionou a informação, nem como realizou seu sonho na idade já avançada para os padrões reprodutivos, dando brecha, por ter muitos seguidores, a ideia de irresponsabilidade. No Brasil, aproximadamente 278 mil casais em idade fértil não conseguem ter um filho. De acordo com a Organização de Saúde (OMS) e sociedades científicas, de 8% a 15% dos casais possuem algum problema de infertilidade. Esse fator é definido pela incapacidade de um casal conseguir alcançar a gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de contraceptivos. 

Um dos principais fatores do aumento da infertilidade se dá pelo fato das mulheres estarem esperando mais tempo para tentar engravidar. Entre as mulheres de 35 anos a porcentagem de infertilidade é de 11% enquanto aos 40 anos é de 33%. Já nos homens ocorre devido à baixa contagem e qualidade dos espermas, à varicocele e problemas de ejaculação.  

O QUE FAZER QUANDO NÃO CONSEGUE ENGRAVIDAR? 

“É claro que a maternidade pode ser um sonho para muitos casais, e muitos que não conseguem engravidar buscam, através de recursos da ciência e tecnologia, realizá-lo, mas é um erro afirmar que somente com uma criança um casal pode ser feliz de verdade ou que ela vai ser responsável pela harmonia, sucesso ou união de uma relação. Os casais podem ser felizes realizando outras coisas, e é necessário entender isso, principalmente quando a gravidez não é possível”, afirma Maicon Paiva, especialista em relacionamentos e CEO da Casa de Apoio Espaço Recomeçar.  

Além de investir em viagens, animais de estimação ou qualquer outra coisa que gere felicidade na vida do casal, é possível adotar. Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem quase 34 mil crianças e adolescentes abrigadas em casas de acolhimento e instituições públicas por todo país. Uma alternativa de viver a maternidade é acolher e dar amor a uma dessas crianças. O processo de adoção é gratuito e deve ser iniciado na Vara de Infância e Juventude mais próxima de sua residência. A idade mínima para se habilitar à adoção é 18 anos, independentemente do estado civil, desde que seja respeitada a diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança a ser acolhida. 

“Vale ressaltar que, embora possa haver o sonho da gravidez, os padrões de relacionamento não são os estipulados pela sociedade. Hoje, todo e qualquer casal pode ser feliz da sua maneira, sendo pais ou não, buscando a felicidade amorosa de outras formas. Ser mãe e pai exige responsabilidade, por isso é importante saber se o desejo da paternidade é causado pela pressão social e se vai conseguir ser feliz buscando a realização de outros sonhos. O sonho precisa ser seu também! E para o amor, não existem regras”, conclui Maicon.

Fonte: Espaço Recomeçar

Precisa de ajuda?