Warning: Undefined array key "jQuery" in /var/www/html/g2medicinadiagnostica.com.br/web/wp-content/themes/Divi/includes/builder/feature/JQueryBody.php on line 249

Foto: Divulgação

Grande parte da população não possui acesso ao tratamento adequado ou até se recusam a fazê-lo por conta do estigma que podem sofrer.

Dia 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental. A data traz uma reflexão e alerta para o tema, como forma de educar, conscientizar e defender a saúde mental contra o estigma social. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina. 

Grande parte da população não possui acesso ao tratamento adequado ou até se recusam a fazê-lo por conta do estigma que podem sofrer. Além disso, a propagação de informações cientificamente comprovadas não atinge diversas partes do País, principalmente, em alguns grupos sociais e econômicos marginalizados. 

TARJA PRETA

Os medicamentos de tarja preta são aqueles que podem trazer riscos mais graves à saúde, como a dependência psíquica e física. Atuam no sistema nervoso central, podendo causar sedação e, se usados inadequadamente, podem levar, inclusive, à morte. Portanto, devem sempre ser prescritos por um médico.

É possível encontrar a tarja preta em remédios que tratam, por exemplo, ansiedade, depressão, esquizofrenia, síndrome do pânico, fobias, TOC, insônia e transtorno de personalidade. Confira, a seguir, alguns dos mitos mais frequentes sobre tarja preta e saúde mental:

IR AO PSIQUIATRA SÓ É NECESSÁRIO EM CASOS GRAVES

Mito. O psiquiatra é um médico que diagnostica e trata casos de sofrimento emocional ou alterações comportamentais que podem prejudicar outros ou a própria pessoa. O indicado é procurar a psiquiatria para que o caso não se agrave. 

DEPRESSÃO É O MESMO QUE TRISTEZA

Mito. O transtorno depressivo é um tipo de síndrome, que além da tristeza não-crônica que qualquer um pode sentir, também engloba sintomas prolongados como os cognitivos, alteração de memória e dificuldade para concentração, mudança no apetite e sono, diminuição da capacidade de prazer, falta de motivação e até ideação suicida. 

O ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS PODE LEVAR A TRANSTORNOS MENTAIS

Verdade. Drogas e álcool podem alterar o funcionamento regular do sistema nervoso central. Isso depende da quantidade, frequência e de fatores genéticos de cada pessoa. Porém seu consumo exacerbado leva a dependência química e até a transtornos como a depressão, bipolaridade e esquizofrenia. 

MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS VICIAM

Mito. Este tipo de medicamento exige prescrição médica com dosagem específica para cada caso e um acompanhamento regular, mas isso não deixa o paciente dopado ou viciado caso o uso seja feito do modo correto. Seu objetivo é proporcionar maior qualidade de vida.

DEPRESSÃO É GENÉTICA

Mais ou menos verdade. Parentes de primeiro grau com depressão apresentam duas a três vezes mais chances de desenvolver um quadro depressivo. Mas outros fatores devem ser levados em consideração, avaliados por um profissional da saúde qualificado para o diagnóstico.

PROCURE AJUDA

Os transtornos mentais devem ser tratados como doenças. Ou seja, é necessário um tratamento para o controle dos sintomas para que a pessoa leve uma vida normal. O ideal é buscar psicoterapia ou tratamentos especializados na sua cidade. 

Fonte: Extrafarma

Precisa de ajuda?